Zeus divide-se em duas aplicações Windows®: o servidor de dados e os clientes/utilizadores. Isto permite a gestão de utilizadores e respetivos privilegios de acceso, além de partilhar todos os dados de forma centralizada. A aplicação servidor encarrega-se das comunicações com os dispositivos Microcom, armazena os registos, e gere os utilizadores e as estações remotas. Por sua parte, a aplicação cliente permite aos distintos utilizadores conectarem-se ao servidor para descarregar e visualizar dados, gerar relatórios, representação de sinópticos, geo-representação das estações e um sem fim de características avançadas.
Armazenamento na "nuvem"
Cada elemento que toque, modifique ou personalize na aplicação cliente será notificada na aplicação servidor, para que a próxima vez que se conecte, a partir do seu próprio PC ou a partir de qualquer outro terminal (seja em que parte do mundo) onde tenha instalado a aplicação cliente, esta apareça tal e qual como a deixou. Isso lhe permite não depender de um PC em particular, e ainda flexibiliza incrivelmente as capacidades de mobilidade do pessoal encarregado.
Servidor Web integrado
Permite visualizar e gerir toda a informação a partir de uma página web, e sem ter de configurar ou instalar nada. Pode inclusive aceder a partir do seu próprio smartphone ou tablet. Imagine poder visualizar todos os dados recolhidos pelo seu dispositivo Microcom (Hermes/Nemos), dentro de uma página web. Imagine poder fazer zoom, deslocar-se pelos gráficos, mostrar a localização e o estado dos seus dispositivos, e tudo sem configurar nada, nem instalar nada, inclusive a partir do seu próprio smartphone ou tablet. Deixe de imaginar: se escrever no seu navegador/browser a direção do servidor, aparecer-lhe-à a versão web de Zeus. E não precisa de ter nenhum plano de alojamento web, nem ter um servidor de páginas web: a própria aplicação servidor é inclusive um servidor web, e não precisa de configurar nada, pois está pronto a utilizar!
Reenvio de Alarmes
Se necessita alterar a quem se deve notificar os alarmes, por exemplo, a operários em turnos de guarda, só tem que indicar numa lista, que poderá configurar, a que números de telefone deseja que sejam reenviadas os alarmes. Sem necesidade de reconfigurar os dispositivos Microcom, o próprio servidor reenviará os alarmes. E se preferir, podem ser enviados por correio eletrónico (email), evitando gastos por consumo de SMS, e podendo ser visualizados diretamente a partir de qualquer dispositivo com aceso a email (como Blackberry®, iPhone, iPad, Smartphones, Tablets, PCs, entre outros).
Representação em tempo real
A partir da aplicação cliente, pode visualizar em tempo real qualquer estação, mediante sinópticos, tanto em tempo real (online), ou mostrando os últimos valores conhecidos desde a última vez que existiu comunicação com o dispositivo (offline). Desta forma pode ter uma representação SCADA/visual do estado atual dos dispositivos Microcom, valores de entradas e saídas, e representá-los mediante animações que representam o funcionamento de bombas, caldeiras, depósitos, e qualquer outra representação que precise.
Visualização em gráficos
Mediante os avançados gráficos incluidos na aplicação cliente, poderá visualizar os valores em gráficos de uma ou várias estações ao mesmo tempo, com vários canais e escalas distintas para cada canal. Também pode exportar a imagem e imprimir os gráficos. Ainda permite que cada utilizador tenha a sua própria configuração de gráficos para uma mesma estação, o que permite que cada utilizador veja as estações como melhor lhe convenha.
Representação em mapa
Poderá controlar todos os dispositivos num quadro, mediante a representação no google maps (mapa mundo), situando cada estação na sua localização geográfica e visualizando em todo o momento se existe algum alarme e em que estação/dispositivo, assim como os últimos valores conhecidos e a sua data, e podendo aceder direamente a partir do proprio mapa ao SCADA (representação em sinóptico) correspondente.