O termo
Gestão Técnica Centralizada de edifícios, tem origem na expressão inglesa
Building Managment System – BMS. Tal como o próprio nome indica, estes sistemas permitem realizar a gestão e monitorização de todos os sistemas dos edifícios, desde:
- Contadores de consumos (energia, água e gás);
São várias as vantagens de implementar um
Sistema de Gestão Técnica Centralizada em cada edifício, uma vez que possibilita visualizar os vários parâmetros e informação dos nossos edifícios numa só plataforma. Assim, é sempre possível saber o que se passa nas nossas instalações e conseguimos maximizar a eficiência de todos os processos.
Sabia que a implementação de um Sistema de Gestão Técnica Centralizada pode reduzir até 30% da fatura energética dos edifícios? Segundo a Wattsense, esta estimativa foi apresentada pelo Building Management System Market Global Forecast
Sistemas de Gestão Técnica Centralizada
“Uma solução IoT simples e aberta que lhe permite controlar e monitorizar edifícios de pequena e média dimensão.”
A Wattsense é uma empresa tecnológica que se dedica ao desenvolvimento de soluções que facilitam a conexão a sistemas de gestão técnica centralizada – GTC. A sua missão passa por tornar os edifícios mais conectados e, ao mesmo tempo, reduzir consumos! Como? É simples!
A solução
Wattsense Box atua como meio de ligação entre todos os seus equipamentos, máquinas e sensores, resultando numa integração total no próprio sistema de gestão técnica centralizada, também comercializada pela Wattsense. Podemos afinar que a GTC é um complemento e parte do seu sistema de automação que tem um objetivo principal: a redução dos custos de gestão e operação.
Ao centralizar e recolher a informação de todos os equipamentos dispostos pelas suas infraestruturas, facilita a gestão do edifício e reduz ainda o consumo de energia. A gestão técnica centralizada oferece enumeras vantagens, entre as quais:
- Poupança de Energia: Um edifício sem GTC gasta entre 10% a 30% mais energia do que um edifício com GTC;
- Maior conforto para os proprietários: A automação da gestão de edifícios permite controlar melhor a temperatura ambiente e outros indicadores de qualidade do ar em tempo real;
- Gestão da Infraestrutura: Ao centralizar toda a informação num só local permite gerir e monitorizar melhor os ativos, reduzindo assim os custos de manutenção;
- Impacto ambiental: Os edifícios tornam-se mais sustentáveis reduzindo assim a sua pegada ambiental.
Como funciona a Wattsense?
Com um vasto
know how e anos de desenvolvimento tecnológico, a solução desenvolvida pela Wattsense é extremamente simples de utilizar e implementar, sendo apenas necessário seguir cumprir os seguintes passos:
- Adquirir a gateway Box ou Hub;
- Proceder à instalação e à conexão dos seus equipamentos (demora menos de 1 dia);
- Configurar a rede local;
- Conectar a sua aplicação à nossa API;
- Pronto a utilizar.
Posso conectar vários equipamentos com diferentes protocolos?
Sim, a solução Wattsense Box tem a vantagem de suportar vários protocolos de comunicação, o que permite uma maior flexibilidade quando estiver a conectar os seus equipamentos.
Para eliminar a barreira da conectividade e ajudar as empresas a ter uma maior eficiência das suas equipas técnicas, reduzindo ainda a pegada ecológica dos edifícios, a Wattsense desenvolveu uma
BOX & BMS universal, que consegue recolher a informação dos equipamentos, mesmo que utilizem diferentes protocolos de comunicação, que posteriormente serão descarregados na aplicação do utilizador. Esta simples solução permite recolher a informação dos seus diferentes equipamentos, uma vez que
suporta diferentes protocolos de comunicação, entre os quais:
- Modbus IP;
- Modbus Serial;
- LPB;
- LoRaWAN;
- KNX S;
- KNX LTE;
- Entre outros!
É possível verificar a compatibilidade dos seus equipamentos com a Box Wattsense
aqui. Neste momento estão disponíveis mais de 500 equipamentos, mas caso a sua solução não se encontre na lista, entre em contacto connosco e enviamos as especificações para o fornecedor verificar a compatibilidade.
Solução Wattsense