Dificuldades no controlo de cheias
A famosa estrada de Rohrbach-Strasse, localizada em Dornbirn, na Áustria, atravessa um vau, que, muitas vezes, se encontra inundado. Não só existe o risco constante da estrada ficar impedida, como podem ainda resultar ferimentos para pessoas que não conheçam o local, ou sejam surpreendidas por uma inundação.
Medidas implementadas na ocorrência de cheias
Por motivos de preservação da natureza, não é possível construir uma ponte sobre este trecho do rio. Por este motivo, foi necessário realizar alguns ajustes estruturais, como a elevação das estradas, implementação de um sistema de barreiras para sinalizar se é seguro, ou não, ultrapassar o vau.
Com o sistema descrito no decorrer deste artigo, o nível da água de Dornbirner é monitorizado continuamente e as barreiras controladas automaticamente. Desta forma, assegura-se que a passagem no vau está disponível, sempre que o rio disponha de condições para tal.
Implementação da solução de monitorização
Este sistema de monitorização para controlo de cheias, encontra-se equipada com 2 sensores de nível do tipo radar e duas câmaras automáticas. Os valores aferidos pelos sensores de nível e as imagens captadas pelas câmaras de segurança estão integrados num sistema de gestão online, que permite ou nega a passagem na estrada, de acordo com o comportamento do rio.
Montagem da solução
O sistema foi desenvolvido tendo como base o esquema apresentado abaixo. É constituído por sensores de nível Sommer Messtechnik RL-15, data loggers MRL-7, módulos de rádio DFM e um LOGO control da Siemens para controlo das barreiras e luzes de tráfego.
Sensores de nível
Um dos sensores de nível RL-15 é montado numa das margens do rio, diretamente sobre o vau. Instalado numa altura de 4m acima da linha da água, é garantida uma monitorização contínua, sem interrupções.
Câmaras de vigilância
Para além dos sensores de nível, são instaladas câmaras em dois postes, que observam o vau em ambas as direções. De forma a ser possível verificar o estado da passagem à noite, foram instaladas luzes noturnas de LED junto à câmara das câmaras de vigilância.
Recolha de dados relativos a inundações
Foi ainda instalado um datalogger MRL-7 para realizar a recolha dos dados recolhidos pelos sensores de nível e pela câmara de vigilância da margem direita do vau. Um datalogger secundário foi também colocado num poste, na outra margem da passagem, que recolhe a informação e a envia, posteriormente, para o datalogger principal.
Transmissão de dados
Os valores recolhidos pelos sensores de nível e pelas imagens das câmaras, são transmitidas para o datalogger principal MRL-7, através de cabos. O LOGO control da Siemens também se encontra conectado ao MRL-7 pelo meio de um cabo de sinal.
A partir do MRL-7 principal, as mensagens do estado do vau são transmitidas via rádio para os painéis com toda a informação. Adicionalmente, toda a informação e imagens são transmitidas via internet para o data center da Sommer. Esta transmissão em tempo real dos dados, permite que as autoridades competentes tenham sempre um conhecimento real sobre o estado das inundações e cheias.
Visualização de dados
A informação transmitida a partir do sistema de monitorização instalado, pode ser consultado na interface web Sommer Messtechnik MDS (MessDatenServer). Para além do nível da água e das imagens das câmaras, os estados de comutação e outras variáveis de diagnóstico, como a tensão da bateria, são também apresentados aqui.
Como é realizado o controlo das cheias
No caso do nível da água subir para o valor do pré-alarme, as autoridades são imediatamente informadas via SMS, e-mail e no sistema de segurança próprio da cidade.
Quando o nível da água subir para um valor que não permita uma passagem segura, o sistema de monitorização e controlo de cheias ativa diversos sistemas de segurança, entre os quais:
- As luzes de tráfego ficam intermitentes, com a cor amarela, para indicar que as barreiras estão prestes a fechar;
- As luzes LED iluminam a passagem;
- Os displays nas estradas de acesso, indicam que a passagem irá fechar brevemente.
Após 3min, não é permitido que nenhum veículo se encontre localizado na Zona de perigo, as luzes de tráfego ficam vermelhas e as barreiras fecham. No website Sommer Messtechnik MDS estado fica “fechado” é emitido um sinal para a esquadra da polícia. Após esta comunicação, a equipa responsável, verifica se realmente as barreiras estão fechadas. Assim, verifica-se se o sistema está a funcionar devidamente e a zona de perigo está segura.
Assim que o nível da água baixe novamente para os valores pré-alarme, as autoridades voltam a ser contactadas, no entanto, a barreira continua fechada até que a equipa responsável da polícia verificar o estado da passagem, através das câmaras instaladas. Após aprovação, a barreira é aberta.
Adicionalmente à informação sobre o fluxo da corrente, a população em geral também pode consultar o estado da estrada via a APP oficial. Desta forma o volume do tráfego na passagem pode ser reduzido numa fase inicial.