100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!
Homepage Saber mais Instrumentação Analítica

Monitorização e gestão de uma ETARI

Como efetuar a gestão, com análise online de CQO, numa fábrica de lacticínios na Alemanha.


Monitorização de águas residuais industriais em ETARI


A fábrica de lacticínios Wiesehoff em Schopping, na Alemanha, processa diariamente leite não pasteurizado numa gama de produtos de elevada qualidade.


Durante o processo de refinação são produzidos diariamente aproximadamente 500 m3 de águas residuais, sendo que estas se encontram sujeitas a uma carga de poluição variável, mas sempre muito elevada.
As águas residuais contaminadas são tratadas num edifício à parte antes de serem lançadas para a estação de tratamento de águas residuais municipais.

A aplicação da sonda spectro::lyser da s::can, no processo de limpeza mecânica, fornece dados contínuos e fiáveis para a automação e monitorização da carga de efluente.

Parâmetros monitorizados

  • CQO
  • NO3
  • SST
  • Temperatura

Equipamentos instalados:


Desafio da monitorização de contaminantes em ETARI


A alteração da carga de contaminantes das águas provenientes, leva a que o volume de produtos químicos no processo de limpeza seja também sempre irregular. Esta oscilação nas cargas de chegada leva a uma deterioração considerável dos parâmetros de resíduos no processo de tratamento biológico.

A dificuldade é então perceber qual a quantidade e diversidade de contaminantes que irão chegar para se perceber atempadamente qual a melhor forma de tratar essas águas residuais. Desta forma, seria possível tonar todo o processo mais eficiente em todos os aspetos e também perceber se existem alterações repentinas na constituição dos efluentes.

Mas de que forma podemos monitorizar e perceber atempadamente que tipo de contaminantes irão chegar?

Soluções s::can para monitorização e gestão da ETARI


Para reagir às variações de carga existentes, foi inicialmente proposta uma medição contínua de CQO no tratamento dos efluentes utilizando o spectro::lyser da s::can.
Durante um período experimental de três meses, percebeu-se que devido a existirem diversos contaminantes e componentes, eram necessários ajustes adicionais na monitorização das cargas de chegada. Por este motivo, de forma a melhorar o processo da monitorização dos contaminantes, a s::can implementou uma calibração global que revelou excelentes resultados.

A variação diária dos poluentes passou a ser determinada de forma fiável e os desvios registados são mínimos. A fábrica de laticínios de Wiesehoff pode agora reagir de forma imediata à variação da carga de contaminantes na entrada do processo de limpeza biológica e ainda controlar os parâmetros: NO3, SST e a temperatura. Estes parâmetros passaram a ser monitorizados continuamente com o spectro::lyser.
Segundo Jurgen Wolters, gerente de operações:

“A sonda permitiu alcançar um funcionamento mais estável da nossa planta já durante a fase de prova. Depois da instalação e quando colocada em serviço, a sonda dá valores muitos fiáveis”
Os gráficos apresentados indicam um ciclo semanal típico da concentração de CQO e SST na estação de tratamento. Nos dias 22 e 23 de Janeiro é possível observar claramente uma subida de 50% da carga orgânica. Graças à deteção atempada da sonda espectrofotométrica, foi possível reagir diretamente com uma dose química adequada.

O spectro::lyser é um espectrofotómetro UV/Vis completamente submersível que faz a medição da absorbância da luz entre os 190 e 750 nm. Os algoritmos avançados da s::can analisam e decompõem os dados espectrais para medir diversos parâmetros de águas residuais: NO3N, CQO, CQOs e SST. Não existem partes móveis em contacto com a água e não são utilizados quaisquer tipos de reagentes.

O terminal con::cube da s::can é compacto, potente e versátil. Permite uma rápida aquisição de dados e um controlo simplificado das estações. O con::cube utiliza uma tecnologia de processamento extremamente avançada e tem opções muito flexíveis para ser conectado ao SCADA ou a qualquer sistema de base de dados central, o que o faz perfeito para qualquer situação.

O software moni:tool é uma plataforma revolucionária que permite efetuar a gestão das estações de medição, sondas online e analisadores. Seja para a instalação numa grande rede de monitorização ou numa estação independente, as características de ultima geração e o software intuitivo moni::tool são a essência para qualquer aplicação.

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento? 

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Zebedeu R.

CEO
+351 253 818 850

Bruno Barbosa

Dir. Comercial
+351 963 651 007

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
+351 253 818 850
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui