100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!
Homepage Saber mais Instrumentação Analítica

Monitorização da qualidade da água

A monitorização da qualidade da água trata-se de um fator fundamental para as nossas vidas. Saiba como acompanhar todas as variáveis de água!


Desafios na Monitorização da Qualidade da Água

Para assegurar a elevada qualidade da água, a empresa responsável pelo abastecimento de água na Bélgica, Farys|TMVW decidiu instalar sensores de forma a medir a qualidade da água. Estes sensores deveriam, idealmente, ser capazes de medir uma gama alargada de parâmetros relevantes, serem instalados diretamente na tubagem e terem pouca manutenção.

Solução para Controlo da Qualidade da Água

A micro::station e o pipe::scan são as soluções ideais, uma vez que medem múltiplos parâmetros simultaneamente e requerem pouca manutenção. O pipe::scan é instalado diretamente em linha com a tubagem, enquanto que a micro::station pode ser instalada perto de uma linha de amostragem convencional. O facto de o pipe::scan ser capaz de alojar vários sensores, torna-o uma alternativa perfeita à micro::station, em aplicações em linha.

Benefícios das soluções s::can

Um dos maiores benefícios dos produtos s::can é o sistema de deteção de eventos, que retira o máximo proveito dos dados adquiridos, aprendendo a reconhecer como a qualidade da água muda dinamicamente ao longo do tempo. Quando ocorre uma alteração anormal, um sinal de alarme é enviado para avisar os operadores.
Monitorização online da qualidade da água
A imagem anterior mostra o efeito dos trabalhos de manutenção, na qualidade da água: um reservatório foi abastecido por uma fábrica alternativa. A água desta fonte tem uma condutividade maior (à volta de 850 µs/cm) do que a água produzida pela fábrica habitual (450-500 µs/cm). A troca ocorreu sensivelmente à 01:00 da manhã do dia 21/12 e alteração na condutividade é claramente visível nos gráficos medidos pelo condu::lyser.

As mudanças na qualidade da água observadas na figura 1 foram rapidamente detetadas pelo sofware ana::tool e um alarme (pattern alarm) foi acionado 3 horas e meia depois da troca. Estes alarmes são enviados para o sistema do cliente, avisando os operadores que houveram alterações na qualidade da água. Durante este período, a qualidade da água esteve sempres dentro dos padrões Europeus.

Além disso, as medições online simultâneas de UV254, COT, COD e cloro, são úteis para reduzir a dose de cloro e mitigar a formação de subprodutos de desinfeção. Em combinação com a monitorização microbiológica da Farys|TMVW, os dados da s::can oferecem informações valiosas sobre o comportamento da qualidade da água potável durante a distribuição.

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento? 

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Zebedeu R.

CEO
+351 253 818 850

Bruno Barbosa

Dir. Comercial
+351 963 651 007

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
+351 253 818 850
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui