100
X Fale connosco!
Deixe o seu testemunho!
X Fale connosco!
Fale connosco!
X Fale connosco!
Fale connosco!

Diferença entre caudalímetros ultrassónicos por "tempo de trânsito" vs "doppler"?

A diferença entre os caudalímetros ultrassónicos por "tempo de trânsito" e "doppler" baseia-se na tecnologia de medição.

Os medidores de caudal por “Tempo de trânsito” emite um ultrassom através do sensor emissor que atravessa a parede do tubo, passa pelo líquido e é recebido pelo segundo sensor (recetor). O tempo decorrido entre a emissão e a receção é medido pelo caudalímetro.

O sensor recetor original passa de seguida a ser o transmissor, sendo o ultrassom transmitido na direção oposta. Mais uma vez o tempo decorrido entre sinais transmitidos e recebidos é calculado.

Tendo em conta que o “tempo de trânsito” na direção do fluxo é mais rápido do que contra o fluxo, comparando estas diferenças de tempo, o medidor de caudal calcula com precisão a velocidade do líquido, obtendo o caudal através de:
Q =A x V, sendo Q: caudal; A: área; V: velocidade


Os medidores de caudal que utilizam a tecnologia “Doppler” funcionam apenas em líquidos que contenham bolhas de ar ou sólidos suspensos. O sensor emite ultrassons que são refletidos nestes sólidos ou bolhas novamente para o sensor. Se o líquido estiver em movimento, os ultrassons são refletidos numa frequência alternada proporcional à velocidade dos “refletores” no líquido. Esta velocidade é medida pelo instrumento para assim calcular o caudal através de:

Q =A x V, sendo Q: caudal; A: área; V: velocidade.

Fale connosco!

Tem alguma necessidade ou precisa de algum tipo de ajuda, suporte ou esclarecimento? 

Entre em contacto connosco. Com base no nosso conhecimento e experiência, estamos certos que conseguiremos ajudá-lo nas suas necessidades e sugerir as respostas mais eficientes.

Adélio Neto

Dep. Instr.
+351 963 650 999

Bruno Barbosa

Dir. Comercial
+351 963 651 007

Ricardo Jesus

Dir. Técnico
+351 253 818 850
Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui